Página inicial Página inicial

Suvaxyn Aujeszky 783 + O/W
live attenuated Aujeszky’s disease virus


FOLHETO INFORMATIVO:

Suvaxyn Aujeszky 783 + O/W, liofilizado e solvente para emulsão injetável para suínos


  1. NOME E ENDEREÇO DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO E DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE FABRICO RESPONSÁVEL PELA LIBERTAÇÃO DO LOTE, SE FOREM DIFERENTES


    Titular da autorização de introdução no mercado:


    Zoetis Belgium SA Rue Laid Burniat 1 1348 Louvain-la-Neuve BÉLGICA


    Fabricante responsável pela libertação dos lotes:


    Zoetis Manufacturing & Research Spain, S.L. Ctra. de Camprodón, s/nº

    Finca La Riba Vall de Bianya Gerona, 17813 ESPANHA


  2. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO


    Suvaxyn Aujeszky 783 + O/W, liofilizado e solvente para emulsão injetável para suínos


  3. DESCRIÇÃO DA(S) SUBSTÂNCIA(S) ATIVA(S) E OUTRA(S) SUBSTÂNCIA(S)

    Cada dose (2 ml) contém: Liofilizado:

    Substância ativa:

    Vírus vivo atenuado da doença de Aujeszky, estirpe NIA3-783 105,2 DICC50*

    *DICC50 = quantidade de vírus que infeta 50 % da cultura de células inoculada. Solvente:

    Hidróxido de alumínio, Óleo Mineral (Marcol 52), Monoleato de manida (Arlacel A), Polissorbato 80 (Tween 80), Tiomersal.


    Aparência do medicamento veterinário antes da reconstituição: Solvente: líquido branco, não transparente.

    Liofilizado: liofilizado de cor creme.


  4. INDICAÇÃO (INDICAÇÕES)


    Imunização ativa de suínos a partir das 10 semanas de idade para prevenir a mortalidade e sinais clínicos da doença de Aujeszky e reduzir a excreção do vírus de campo da doença de Aujeszky. Imunização passiva da descendência de marrãs e porcas vacinadas para reduzir a mortalidade e sinais clínicos da doença de Aujeszky e, para reduzir a excreção do vírus de campo da doença de Aujeszky.


    Início da imunidade: 3 semanas após vacinação primária. Duração da imunidade: 3 meses após vacinação primária.

  5. CONTRAINDICAÇÕES


    Nenhuma.


  6. REAÇÕES ADVERSAS


    Em estudos laboratoriais e ensaios de campo, foi reportada muito frequentemente numa percentagem de suínos, que pode chegar aos 50 %, a ocorrência de reações locais ligeiras e transitórias com um diâmetro até 2 cm, após a primeira vacinação e até 5 cm, após a segunda vacinação. De um modo geral, estas reações desaparecem no prazo de 3 semanas após a vacinação primária.


    Em estudos laboratoriais e ensaios de campo, foi reportada muito frequentemente, em suínos após a vacinação, um aumento transitório da temperatura corporal, que poderá atingir os 40,5 ºC e ter uma duração máxima de 2 dias.

    Por notificações espontâneas foram reportadas em casos muito raros reações de hipersensibilidade. A frequência dos eventos adversos é definida utilizando a seguinte convenção:

    • muito frequente (mais de 1 animal apresentando evento(s) adverso(s) em 10 animais tratados)

    • frequente (mais de 1 mas menos de 10 animais em 100 animais tratados)

    • pouco frequente (mais de 1 mas menos de 10 animais em 1 000 animais tratados)

    • rara (mais de 1 mas menos de 10 animais em 10 000 animais tratados)

    • muito rara (menos de 1 animal em 10 000 animais tratados, incluindo notificações isoladas).


      Caso detecte quaisquer efeitos mencionados neste folheto ou outros efeitos mesmo que não mencionados, ou pense que o medicamento veterinário não foi eficaz, informe o seu médico veterinário.


  7. ESPÉCIES-ALVO


    Suínos.


    image


  8. DOSAGEM EM FUNÇÃO DA ESPÉCIE, VIA(S) E MODO DE ADMINISTRAÇÃO


    Via intramuscular.


    Uma dose = 2 ml de emulsão reconstituída.


    Programa de vacinação:


    Vacinação primária de suínos de engorda e reprodutores (marrãs, porcas e varrascos):

    • Administrar uma dose por suíno de engorda a partir das 10 semanas de idade. Deve ser injetada uma segunda dose 3-4 semanas após a primeira injeção.

    • Administrar uma dose por reprodutor (marrãs, porcas e varrascos) a partir das 10 semanas de idade seguida de uma segunda injeção 3-4 semanas após a primeira.


    Revacinação de reprodutores (marrãs, porcas e varrascos):

    • Administrar 1 dose por marrã após a primeira cobrição, ou

    • Administrar uma dose por marrã ou porca durante cada gestação, 3-6 semanas antes da data prevista para o parto.

    • Administrar uma dose por varrasco pelo menos de 6 em 6 meses.


    Para a vacinação de todo o efetivo, a injeção de uma dose pode ser administrada por marrã, porca e varrasco todos os 4 meses.


  9. INSTRUÇÕES COM VISTA A UMA UTILIZAÇÃO CORRETA


    Para reconstituir a vacina, injetar 3 ml de solvente no frasco pequeno contendo o liofilizado. Agitar ligeiramente para suspender o liofilizado e transferir o liofilizado suspendido para o frasco contendo o solvente.

    Para evitar a formação de espuma, agitar o frasco suavemente após reconstituição do componente liofilizado no solvente. Utilizar seringas e agulhas esterilizadas. Administrar por via intramuscular 1 dose (2 ml) por suíno, no pescoço, na região atrás da orelha.


    Aparência do medicamento veterinário após reconstituição: Líquido branco, não transparente.


  10. INTERVALO(S) DE SEGURANÇA


    Zero dias.


  11. PRECAUÇÕES ESPECIAIS DE CONSERVAÇÃO

    Manter fora da vista e do alcance das crianças. Conservar e transportar refrigerado (2 ºC - 8 ºC).

    Não congelar.


    Não administrar depois de expirado o prazo de validade indicado no rótulo e na embalagem após EXP. Prazo de validade após reconstituição de acordo com as instruções: 1 hora.


  12. ADVERTÊNCIA(S) ESPECIAL(AIS)


    Qualquer pessoa que pretenda fabricar, importar, deter, comercializar, fornecer e/ou utilizar este medicamento veterinário, deve consultar previamente a respetiva autoridade competente do

    Estado-Membro no que se refere às políticas de vacinação em vigor, já que qualquer destas atividades pode ser proibida em determinados Estados-Membros, na totalidade ou em parte do seu território, em conformidade com a política nacional de saúde animal.


    Advertências especiais para cada espécie alvo: Vacinar apenas animais saudáveis.

    A presença de anticorpos maternos contra o vírus da doença de Aujeszky poderá ter uma influência negativa no resultado da vacinação.


    Precauções especiais para a utilização em animais:

    Cada leitão de marrãs ou porcas vacinadas deve ingerir uma quantidade suficiente de colostro e leite.


    Precauções especiais a adotar pela pessoa que administra o medicamento veterinário aos animais: Lavar e desinfetar as mãos e o equipamento após utilização.

    Aviso ao utilizador:

    Este medicamento veterinário contém óleo mineral. A injeção acidental ou a autoinjeção pode provocar dor intensa e tumefação, em particular se injetado numa articulação ou dedo, podendo, em casos raros, resultar na perda do dedo afetado, caso não sejam prestados cuidados médicos imediatos. Em caso de injeção acidental, e ainda que a quantidade injetada seja mínima, consultar imediatamente um médico e mostrar-lhe o folheto informativo do medicamento veterinário.

    Se as dores persistirem por mais de 12 horas após o exame médico, consultar novamente o médico.


    Aviso ao médico:

    Este medicamento veterinário contém óleo mineral. A injeção acidental, ainda que numa quantidade mínima, pode provocar tumefação intensa que pode resultar, por exemplo, em necrose isquémica e, caso a zona afetada seja um dedo, na perda deste. É necessário prestar IMEDIATAMENTE cuidados cirúrgicos, podendo ser necessário proceder à incisão precoce e à irrigação da zona injetada, em especial se esta envolver os tecidos moles ou o tendão de um dedo.


    Gestação e lactação:

    Pode ser administrado durante a gestação e lactação.


    Interações medicamentosas e outras formas de interação:

    Não existe informação disponível sobre a segurança e a eficácia desta vacina quando utilizada com qualquer outro medicamento veterinário. A decisão da administração desta vacina antes ou após a administração de outro medicamento veterinário, deve ser tomada caso a caso.

    Sobredosagem (sintomas, procedimentos de emergência, antídotos):

    Para além de um aumento na extensão da reação tecidular no ponto de inoculação, não foram observados outros efeitos indesejáveis.


    Incompatibilidades principais:

    Não misturar com qualquer outro medicamento veterinário.


  13. PRECAUÇÕES ESPECIAIS DE ELIMINAÇÃO DO MEDICAMENTO NÃO UTILIZADO OU DOS SEUS DESPERDÍCIOS, SE FOR CASO DISSO


    Os medicamentos não devem ser eliminados no lixo ou esgotos domésticos.

    Pergunte ao seu médico veterinário ou farmacêutico como deve eliminar os medicamentos veterinários que já não são necessários. Estas medidas contribuem para a proteção do ambiente.


  14. DATA DA ÚLTIMA APROVAÇÃO DO FOLHETO INFORMATIVO


    website da Agência Europeia do Medicamento .


  15. OUTRAS INFORMAÇÕES


A substância ativa estimula a imunidade ativa contra a doença de Aujeszky nos suínos. Por reconstituição do imunogénio na emulsão oleosa a estimulação da imunidade após injeção, é prolongada. A descendência de marrãs e porcas vacinadas recebe uma imunidade passiva via colostro e leite.


A gE- (glicoproteína E negativa) característica do vírus da vacina torna possível distinguir entre os anticorpos induzidos pela vacinação com este medicamento veterinário e os anticorpos induzidos por infeção de campo com o vírus da doença de Aujeszky, se a utilização da vacina estiver associada a um teste de diagnóstico apropriado. Assim, o medicamento veterinário é adequado para programas de erradicação contra o vírus de campo da doença de Aujeszky em suínos, com base na presença ou ausência de anticorpos contra o antigénio-gE, desse vírus.

Caixa de cartão com 1 frasco de liofilizado (10 doses) e 1 frasco de 20 ml de solvente. Caixa de cartão com 1 frasco de liofilizado (50 doses) e 1 frasco de 100 ml de solvente. Caixa de cartão com 1 frasco de liofilizado (100 doses) e 1 frasco de 200 ml de solvente. Caixa de cartão com 10 frascos de liofilizado (10 doses) e 10 frascos de 20 ml de solvente. Caixa de cartão com 10 frascos de liofilizado (50 doses) e 10 frasco de 100 ml de solvente.

Caixa de cartão com 10 frascos de liofilizado (100 doses) e 10 frascos de 200 ml de solvente. É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.