Página inicial Página inicial

Komboglyze
saxagliptin, metformin hydrochloride

Folheto informativo: Informação para o doente


Komboglyze 2,5 mg/850 mg comprimidos revestidos por película

saxagliptina/cloridrato de metformina


Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante para si.


Se necessitar de efetuar uma grande cirurgia, tem de parar de tomar Komboglyze durante a intervenção e por algum tempo depois desta. O seu médico decidirá quando tem de parar e quando prosseguir o seu tratamento com Komboglyze.


As lesões diabéticas na pele são uma complicação frequente da diabetes. Foi observada erupção cutânea com a saxagliptina e outros medicamentos antidiabéticos da mesma classe da saxagliptina. Siga as recomendações do seu médico ou enfermeiro sobre os cuidados a ter com a sua pele e pés. Contacte o seu médico se tiver bolhas na pele, pois pode ser um sinal de uma condição chamada penfigoide bolhoso. O seu médico pode pedir-lhe que pare de tomar Komboglyze.


Caso tenha dúvidas se alguma destas situações se aplica a si, fale com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento.


Exames ou testes aos rins

Durante o tratamento com este medicamento, o médico irá verificar o funcionamento dos seus rins uma vez por ano, ou com mais frequência se for idoso e/ou se os seus rins estiverem a funcionar pior.


Crianças e adolescentes

Komboglyze não é recomendado para utilização em crianças e adolescentes de idade inferior a 18 anos. Desconhece-se se este medicamento é seguro e eficaz quando utilizado em crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade.


Outros medicamentos e Komboglyze

Se necessitar de levar uma injeção na corrente sanguínea de um meio de contraste que contenha iodo, por exemplo, no contexto de uma radiografia ou cintigrafia, tem de parar de tomar Komboglyze antes ou no momento da injeção. O seu médico decidirá quando tem de parar e quando prosseguir o seu tratamento com Komboglyze.


Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar, tiver tomado recentemente ou se vier a

tomar outros medicamentos. Pode necessitar de análises mais frequentes da glicemia e da função renal, ou o médico pode necessitar de ajustar a dosagem de Komboglyze. É especialmente importante mencionar o seguinte:

Se alguma destas situações se aplica a si, ou caso tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento.


Komboglyze com álcool

Evite o consumo excessivo de álcool enquanto estiver a tomar Komboglyze, uma vez que tal pode aumentar o risco de acidose láctica (ver secção “Advertências e precauções”).


Gravidez e amamentação

Não tome este medicamento se está grávida ou planeia engravidar, uma vez que poderá afetar o bebé.


Não tome este medicamento se está a amamentar ou planeia amamentar, uma vez que a metformina passa para o leite humano em pequenas quantidades.


Antes de tomar este medicamento consulte o seu médico ou farmacêutico.


Condução de veículos e utilização de máquinas

A saxagliptina e a metformina têm um efeito negligenciável na capacidade de conduzir ou utilizar máquinas. Existe o risco de hipoglicemia enquanto toma este medicamento em associação com medicamentos conhecidos por causarem hipoglicemia como a insulina e as sulfonilureias e a hipoglicemia pode afetar a sua capacidade de conduzir e utilizar máquinas ou trabalhar sem uma base de apoio firme.


  1. Como tomar Komboglyze


    Tome este medicamento sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.


    Se o seu médico receitar este medicamento em associação com uma sulfonilureia ou insulina, lembre- se de tomar este outro medicamento conforme indicado pelo seu médico para obter os melhores resultados para a sua saúde.


    Quanto tomar

    • A quantidade de medicamento que irá tomar vai depender da sua doença e das doses de metformina que já está a tomar e/ou dos comprimidos individuais de saxagliptina e metformina. O seu médico irá dizer-lhe exatamente a dose de medicamento a tomar.

    • A dose recomendada é um comprimido duas vezes por dia.

      Se tiver uma função renal dominuída, o seu médico pode receitar-lhe uma dose menor.


      Como tomar este medicamento

    • Tome este medicamento pela boca.

    • Tome com uma refeição para diminuir a probabilidade de sentir desconforto no estômago.


      Dieta e exercício

      Para controlar a sua diabetes, deverá prosseguir com a dieta e exercício, mesmo enquanto está a tomar este medicamento. Por conseguinte, é importante que continue a seguir as recomendações do seu médico ou enfermeiro sobre a dieta e o exercício. Em particular, se está a seguir uma dieta de controlo de peso para diabéticos, continue enquanto estiver a tomar este medicamento.


      Se tomar mais Komboglyze do que deveria

      Se tomar mais comprimidos deste medicamento do que deveria, contacte um médico ou dirija-se a um hospital imediatamente. Leve a embalagem do medicamento consigo.


      Caso se tenha esquecido de tomar Komboglyze

    • Se se esquecer de tomar uma dose deste medicamento, tome-a assim que se lembrar. No

      entanto, se estiver quase na hora de tomar a dose seguinte, esqueça a dose que não tomou e tome a próxima dose conforme habitual.

    • Não tome uma dose deste medicamento a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar.


      Se parar de tomar Komboglyze

      Continue a tomar este medicamento até que o seu médico lhe diga para parar. Isto ajuda-o a controlar os seus níveis de açúcar no sangue.


      Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.


  2. Efeitos indesejáveis possíveis


    Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos indesejáveis, embora estes não se manifestem em todas as pessoas.


    Pare de tomar Komboglyze e contacte um médico imediatamente se tiver qualquer um dos seguintes efeitos indesejáveis graves:

    • Acidose Láctica, Komboglyze pode causar um efeito indesejável muito raro (pode afetar até 1 utilizador em cada 10.000), mas muito grave, chamado acidose láctica (ver secção "Advertências e precauções"). Se isto acontecer, tem de parar de tomar Komboglyze e

      contactar imediatamente um médico ou o hospital mais próximo, pois a acidose láctica pode provocar coma.

    • Dor grave e persistente no abdómen (zona do estômago) que pode irradiar para as suas costas, bem como náuseas e vómitos, dado que pode ser um sinal de pâncreas inflamado (pancreatite).


      Deve contactar o seu médico se experimentar o seguinte efeito adverso:

    • dor grave nas articulações.


      Outros efeitos indesejáveis de Komboglyze incluem:

      Frequentes (podem afetar até 1 em cada 10 pessoas)

    • dor de cabeça

    • dor muscular (mialgia)

    • vómitos ou indigestão (dispepsia)

    • infeção das estruturas que transportam a urina (infeção das vias urinárias)

    • infeção das vias respiratórias superiores

    • garganta ou nariz inflamados como numa constipação ou faringite

    • inflamação do estômago (gastrite) ou intestino, por vezes causado por uma infeção (gastroenterite)

    • infeção das cavidades sinusais, por vezes acompanhado de sensação de dor e obstrução a nível das maçãs do rosto e dos olhos (sinusite)

    • flatulência

    • tonturas

    • cansaço (fadiga).


      Pouco frequentes (podem afetar até 1 em cada 100 pessoas)

    • dor nas articulações (artralgia)

    • dificuldades em ter ou manter uma ereção (disfunção erétil).


      Efeitos indesejáveis observados ao tomar saxagliptina isoladamente:

      Frequentes

    • tonturas

    • cansaço (fadiga).


      Efeitos indesejáveis observados ao tomar saxagliptina isoladamente ou em associação:

      Desconhecidos (a frequência não pode ser determinada a partir dos dados disponíveis):

    • obstipação

    • formação de bolhas na pele (penfigoide bolhoso)


      Alguns doentes tiveram uma pequena diminuição no número de um tipo de glóbulos brancos (linfócitos) detetada numa análise ao sangue quando a saxagliptina foi utilizada isoladamente ou em associação. Adicionalmente, alguns doentes comunicaram erupção cutânea e reações na pele (hipersensibilidade) enquanto tomavam saxagliptina.


      Decorrente da utilização de saxagliptina após a aprovação, foram comunicados outros efeitos indesejáveis que incluem reações alérgicas graves (anafilaxia), inchaço da cara, lábios, língua e garganta que podem causar dificuldade em respirar ou engolir. Se tiver uma reação alérgica, pare de tomar este medicamento e contacte o seu médico imediatamente. O seu médico pode receitar um medicamento para tratar a sua reação alérgica e um medicamento diferente para a sua diabetes.


      Efeitos indesejáveis observados ao tomar metformina isoladamente:

      Muito frequentes (podem afetar mais de 1 em cada 10 pessoas)

    • náuseas, vómitos

    • diarreia ou dor no estômago

    • perda de apetite.


      Frequentes

    • um sabor metálico na sua boca.


      Muito raros

    • diminuição dos níveis de vitamina B12

    • problemas de fígado (hepatite)

    • erupção na pele ou comichão.


      Comunicação de efeitos indesejáveis

      image

      Se tiver quaisquer efeitos indesejáveis, incluindo possíveis efeitos indesejáveis não indicados neste folheto, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. Também poderá comunicar efeitos indesejáveis diretamente através do sistema nacional de notificação mencionado no Apêndice V. Ao comunicar efeitos indesejáveis, estará a ajudar a fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.


  3. Como conservar Komboglyze


    Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.


    Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso no blister e na embalagem exterior, após EXP. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.


    Conservar abaixo de 25ºC.


    Não utilize este medicamento se verificar que a embalagem está danificada ou mostrar sinais de adulteração.


    Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidas ajudarão a proteger o ambiente.


  4. Conteúdo da embalagem e outras informações Qual a composição de Komboglyze

As substâncias ativas são saxagliptina e cloridrato de metformina. Cada comprimido revestido por película contém 2,5 mg de saxagliptina (na forma de cloridrato) e 850 mg de cloridrato de metformina.


Os outros componentes (excipientes) são:


É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.


Titular da Autorização de Introdução no Mercado


AstraZeneca AB

SE-151 85 Södertälje Suécia


Fabricante


AstraZeneca AB Gärtunavägen

SE-151 85 Södertälje Suécia


image

AstraZeneca UK Limited Silk Road Business Park Macclesfield

Cheshire SK10 2NA

Reino Unido


Para quaisquer informações sobre este medicamento, queira contactar o representante local do Titular da Autorização de Introdução no Mercado:


België/Belgique/Belgien AstraZeneca S.A./N.V. Tel: +32 2 370 48 11

Lietuva

UAB AstraZeneca Lietuva Tel: +370 5 2660550


България

АстраЗенека България ЕООД Тел.: +359 (2) 44 55 000

Luxembourg/Luxemburg AstraZeneca S.A./N.V. Tél/Tel: +32 2 370 48 11


Česká republika

AstraZeneca Czech Republic s.r.o. Tel: +420 222 807 111

Magyarország AstraZeneca Kft. Tel.: +36 1 883 6500


Danmark Malta

AstraZeneca A/S Tlf: +45 43 66 64 62

Associated Drug Co. Ltd Tel: +356 2277 8000


Deutschland AstraZeneca GmbH Tel: +49 40 809034100

Nederland

AstraZeneca BV

Tel: +31 79 363 2222


Eesti

AstraZeneca

Tel: +372 6549 600

Norge

AstraZeneca AS

Tlf: +47 21 00 64 00


Ελλάδα

AstraZeneca A.E.

Τηλ: +30 2 106871500

Österreich

AstraZeneca Österreich GmbH Tel: +43 1 711 31 0


España

AstraZeneca Farmacéutica Spain, S.A. Tel: +34 91 301 91 00

Polska

AstraZeneca Pharma Poland Sp. z o.o. Tel.: +48 22 245 73 00


France

AstraZeneca

Tél: +33 1 41 29 40 00

Portugal

AstraZeneca Produtos Farmacêuticos, Lda. Tel: +351 21 434 61 00


Hrvatska AstraZeneca d.o.o. Tel: +385 1 4628 000

România

AstraZeneca Pharma SRL Tel: +40 21 317 60 41


Ireland

AstraZeneca Pharmaceuticals (Ireland) DAC Tel: +353 1609 7100

Slovenija

AstraZeneca UK Limited Tel: +386 1 51 35 600


Ísland

Vistor hf.

Sími: +354 535 7000

Slovenská republika AstraZeneca AB, o.z. Tel: +421 2 5737 7777


Italia

AstraZeneca S.p.A. Tel: +39 02 9801 1

Suomi/Finland

AstraZeneca Oy

Puh/Tel: +358 10 23 010


Κύπρος

Αλέκτωρ Φαρµακευτική Λτδ Τηλ: +357 22490305

Sverige

AstraZeneca AB

Tel: +46 8 553 26 000


Latvija

SIA AstraZeneca Latvija Tel: +371 67377100

United Kingdom (Northern Ireland)

AstraZeneca UK Ltd Tel: +44 1582 836 836


Este folheto foi revisto pela última vez em


.