Página inicial Página inicial

Medicinal Oxygen Air Liquide Sante
oxygen

12

não

Medicamento


Medicamento já não autorizado

FOLHETO INFORMATIVO


Medicinal Oxygen Air Liquide Santé 100 % gás para inalação para cães, gatos e cavalos.


  1. NOME E ENDEREÇO DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO E DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE FABRICO RESPONSÁVEL PELA LIBERTAÇÃO DO LOTE, SE FOREM DIFERENTES


    Titular da autorização de introdução no mercado: AIR LIQUIDE Santé INTERNATIONAL

    10, rue Cognacq-Jay

    75341 Paris Cedex 07 FRANÇA


    Responsável pela libertação de lote:

    AIR LIQUIDE Santé INTERNATIONAL

    10, rue Cognacq-Jay

    75341 Paris Cedex 07 FRANÇA


  2. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO


    Medicinal Oxygen Air Liquide Santé 100 % gás para inalação para cães, gatos e cavalos.


  3. DESCRIÇÃO DA(S) SUBSTÂNCIA(S) ACTIVA(S) E OUTRA(S) SUBSTÂNCIA(S)


    • Medicinal Oxygen Air Liquide Santé é um gás para inalação contendo 100% oxigénio.


  4. INDICAÇÃO (INDICAÇÕES)


    • Medicinal Oxygen Air Liquide Santé pode ser utilizado como suplemento de oxigénio e como transporte de gás durante a anestesia por inalação.

    • medicamento pode também ser utilizado como suplemento de oxigénio durante a recuperação.


  5. CONTRA-INDICAÇÕES


    Não existem.


  6. REACÇÕES ADVERSAS


    Não existem.


  7. ESPÉCIES-ALVO


    Cães, gatos e cavalos.

    Medicamento já não autorizado

  8. DOSAGEM EM FUNÇÃO DA ESPÉCIE, VIA(S) E MODO DE ADMINISTRAÇÃO


    O fluxo de oxigénio requerido pelo animal durante a anestesia e a recuperação deve ser determinada por um veterinário com experiência, tomando em consideração o peso e o estado de saúde do animal, bem como o equipamento de anestesia e os agentes a serem usados. O animal tem de ser monitorizado de perto, de preferência com o uso de um pulsoxímetro e o fluxo adaptado de forma a ter em conta as necessidades individuais do paciente.


  9. INSTRUÇÕES COM VISTA A UMA UTILIZAÇÃO CORRECTA


    Medidores de oxigénio no circuito podem ser usados para medir a fracção de oxigénio inspirado e, dependendo do animal, pode ser necessário um nível entre 50 – 100 % do medicamento veterinário. Por norma, se a tensão de oxigénio não puder ser medida, a fracção de oxigénio inspirado deve ser mantida a mais de 50 %.


  10. INTERVALO DE SEGURANÇA


    Zero dias.


  11. PRECAUÇÕES ESPECIAIS DE CONSERVAÇÃO


    Manter fora do alcance e da vista das crianças.


    Conservar os cilindros num local fechado, asseado e ventilado, reservado para o armazenamento de gases, protegido da temperatura exterior e sem materiais inflamáveis. Armazenar os cilindros cheios e os vazios separadamente. Proteger os cilindros da queda, de serem atingidos, de fontes de calor ou de ignição, de temperaturas superiores a 50 ºC e de materiais combustíveis. Os cilindros devem ser mantidos na posição vertical.


    Não utilizar depois de {Mês/Ano}.


  12. ADVERTÊNCIA(S) ESPECIAL(AIS)


    Gestação e lactação

    O Medicinal Oxygen Air Liquide Santé pode ser administrado durante a gestação e a lactação.


    Incompatibilidades

    Não são conhecidas incompatibilidades com outros medicamentos possivelmente administrados concomitantemente.


    Sobredosagem

    Devido à alta pressão de oxigénio inalada pelos animais durante a administração do medicamento veterinário, a intoxicação por oxigénio pode ser suspeitada nos animais após longos períodos de uso. Os primeiros sinais de intoxicação por oxigénio incluem dispneia e cianose, mas só se deve suspeitar disso após pelo menos 12 horas de administração de oxigénio a 100 % ou após 18 horas de administração do oxigénio a 80 % sob condições normobáricas. Nos casos em que se suspeite de intoxicação por oxigénio, o fluxo de gás deve ser mantido, mas a concentração de oxigénio do gás inspirado deve ser reduzida para aproximadamente 50 % ou menos, se se conseguir manter a devida oxigenação. A oxigenação pode ser medida usando um pulsoxímetro ou a análise de gás no sangue arterial. A concentração de oxigénio pode ser reduzida para 50 % ao incluir 50 % de nitrogénio ou aproximadamente 60 % de ar medicinal. Isto pode ser melhor monitorizado com um monitor no circuito de oxigénio. Como alternativa, a um animal respirando ar pode ser fornecidosuplemento de oxigénio e o fluxo ser ajustado para fornecer a concentração inspirada apropriada.

    Medicamento já não autorizado

    Precauções especiais para utilização em animais

    O oxigénio em concentração até 100 % (FiO2 1.0) não deve exceder as 12 horas. O oxigénio em concentração superior a 80 % (FiO2 0.8) não deve exceder as 18 horas.


    Os animais com danos pré-existentes do pulmão devido a radicais de oxigénio podem sofrer danos exacerbados com a terapia de oxigénio, por exemplo no tratamento de intoxicação por paraquat.


    Precauções especiais que devem ser tomadas pela pessoa que administra o medicamento aos animais O Medicinal Oxygen Air Liquide Santé só deve ser administrado por pessoas devidamente treinadas no uso de reguladores de pressão e equipamento associado.


    Muito embora o oxigénio seja não inflamável, ele suporta fortemente a combustão e, por isso, não devem ser permitidas chamas perto do recipiente. Uma vez que até a chama mais pequena pode causar uma violenta ignição, não se deve utilizar qualquer equipamento eléctrico nas imediações do paciente a receber o oxigénio.


    As válvulas cilíndricas e o equipamento associado não devem ser lubrificados e têm que ser mantidos livres de óleos à base de carvão e gordura, porque de outro modo corre-se o risco de combustão espontânea que poderá dar origem a uma explosão violenta.


    Se esteve a trabalhar numa atmosfera rica em oxigénio evite fumar, evite chamas abertas ou outras fontes de ignição pelo menos durante 15 minutos.


  13. PRECAUÇÕES ESPECIAIS DE ELIMINAÇÃO DO MEDICAMENTO NÃO UTILIZADO OU DOS SEUS RESÍDUOS, SE FOR CASO DISSO


    Os cilindros de Medicinal Oxygen Air Liquide Santé não desejados, parcialmente cheios ou vazios, devem ser devolvidos ao fabricante ou ao (s) responsável (eis) pela distribuição do lote.


  14. DATA DA ÚLTIMA APROVAÇÃO DO FOLHETO INFORMATIVO


    20.12.2006


    website da Agência Europeia de Medicamentos (EMEA) https://www.emea.europa.eu/


  15. OUTRAS INFORMAÇÕES


Dimensão das embalagens

Cilindros com 15 l enchidos a 200 bar, contendo 3.2 m³ de oxigénio sob pressão de 1 bar a 15 ºC. Cilindros com 50 l enchidos a 200 bar, contendo 10.6 m³ de oxigénio sob pressão de 1 bar a 15 ºC.


Número do lote de fabrico


Lote {Número}