Página inicial Página inicial

Nobivac Piro
vaccine against babesiosis in dogs

14

B. FOLHETO INFORMATIVO

authorised

no

Medicinal


Medicinal product no longer authorised

FOLHETO INFORMATIVO


  1. NOME E ENDEREÇO DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO E DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE FABRICO RESPONSÁVEL PELA LIBERTAÇÃO DO LOTE, SE FOREM DIFERENTES


    Intervet International BV Wim de Koerverstraat 35 NL-5831 NA Boxmeer


  2. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO


    Nobivac Piro liofilizado e solvente para suspensão injectável para cães


  3. DESCRIÇÃO DAS SUBSTÂNCIAS ACTIVAS E OUTRAS SUBSTÂNCIAS


    Por dose de 1 ml de vacina reconstituída:

    606 (301-911) unidades de massa antigénica total do antigénio parasitário solúvel (SPA) de culturas de

    Babesia canis e Babesia rossi.

    Adjuvante: 250 (225-275) μg saponina (no solvente).


  4. INDICAÇÕES


    Imunização activa contra a Babesia canis dos cães a partir dos 6 ou mais meses de idade, de forma a diminuir a gravidade dos sinais clínicos associados à Babesiose aguda (B.canis) e à

    anemia, avaliada através do hematócrito (PCV).

    Início de imunidade: três semanas após o programa de vacinação básica. Duração da imunidade: 6 meses após a última (re-)vacinação.


  5. CONTRA-INDICAÇÕES


    Não administrar a cadelas gestantes ou em lactação.


  6. REACÇÕES ADVERSAS


    As reacções pós-vacinação mais frequentemente reportadas são uma tumefacção difusa e/ou a presença de um nódulo endurecido, acompanhados de dor, no local da vacinação. Normalmente desaparecem no prazo de 4 dias. Em casos raros, as reacções após a administração da segunda dose da vacina podem permanecer durante 14 dias. Também podem ocorrer sinais sistémicos, tais como, letargia e redução do apetite, por vezes acompanhados de pirexia e postura rígida. Estas reacções devem desaparecer no prazo de 2 a 3 dias. Caso detecte efeitos graves ou outros efeitos não mencionados neste folheto, informe o médico veterinário.>


  7. ESPÉCIES-ALVO


    Cães

    Medicinal product no longer authorised

  8. DOSAGEM EM FUNÇÃO DA ESPÉCIE, VIA(S) E MODO DE ADMINISTRAÇÃO


    1 ml de vacina reconstituída, via injecção subcutânea


    Programa de vacinação:

    Vacinação básica: primeira injecção a partir dos 6 meses de idade, segunda injecção 3 a 6 semanas depois. Revacinação: uma dose única, de 6 em 6 meses após a última (re-)vacinação.


  9. INSTRUÇÕES COM VISTA A UMA UTILIZAÇÃO CORRECTA


    Deixar que o solvente atinja a temperatura ambiente (15-25ºC). Adicionar assepticamente o solvente ao liofilizado. NÃO AGITAR, mas misturar, rodando o frasco cuidadosamente.

    Assegure-se que o liofilizado está completamente dissolvido antes de utilizar.

    Retirar a totalidade da vacina reconstituída para uma seringa esterilizada e administrar todo o volume por via subcutânea.


  10. INTERVALO DE SEGURANÇA


    Não aplicável.


  11. PRECAUÇÕES ESPECIAIS DE CONSERVAÇÃO


    Conservar e transportar refrigerado (2°C – 8°C). Proteger da luz. Manter fora do alcance e da vista das crianças.

    Não utilizar depois de expirado o prazo de validade indicado no rótulo.


  12. ADVERTÊNCIAS ESPECIAIS


    Vacinar apenas cães saudáveis. Em particular, os portadores assintomáticos crónicos devem ser identificados e tratados antes da vacinação, utilizando substâncias que não comprometam a resposta imunitária.


    Recomenda-se que as vacinas sejam administradas pelo menos um mês antes da estação de maior incidência de carraças.


    Uma vez que a infecção activa por Babesia pode interferir com o desenvolvimento da imunidade protectora, recomenda-se que a exposição às carraças seja reduzida durante o período de vacinação.


    Actualmente, existe apenas evidência da eficácia da vacina por prova virulenta com B.canis. Existe a possibilidade dos cães vacinados expostos a outras babesias poderem desenvolver a doença, necessitando de tratamento.


    A vacinação com Nobivac Piro não previne a infecção. Consequentemente, pode ocorrer uma forma ligeira da doença provocada por B.canis. Caso se manifestem sintomas ligeiros de infecção por babesia, que se mantenham durante mais de 2 dias, deve procurar-se o aconselhamento de um médico veterinário.

    Medicinal product no longer authorised

    Não existe informação disponível sobre a segurança e a eficácia desta vacina quando utilizada com qualquer outro medicamento veterinário. A decisão da administração desta vacina antes ou após a administração de outro medicamento veterinário, deve ser tomada caso a caso e tendo em consideração a especificidade da situação.


    Na ausência de estudos de compatibilidade, este medicamento veterinário não deve ser misturado com outros, excepto com o diluente fornecido para utilização com esta vacina.


    Em caso de auto-injecção acidental, dirija-se imediatamente a um médico e mostre-lhe o folheto informativo ou o rótulo.


  13. PRECAUÇÕES ESPECIAIS DE ELIMINAÇÃO DO MEDICAMENTO NÃO UTILIZADO OU DOS SEUS RESÍDUOS, SE FOR CASO DISSO


    O medicamento veterinário não utilizado ou os seus desperdícios devem ser eliminados de acordo com os requisitos nacionais.


  14. DATA DA ÚLTIMA APROVAÇÃO DO FOLHETO INFORMATIVO


    {Data}


  15. OUTRAS INFORMAÇÕES


Apresentações:

Caixa de cartão contendo 1 frasco de liofilizado e 1 frasco de solvente Caixa de cartão contendo 5 frascos de liofilizado e 5 frascos de solvente Caixa de cartão contendo 10 frascos de liofilizado e 10 frascos de solvente


É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.


Para quaisquer informações sobre este medicamento veterinário, queira contactar o representante local do titular da Autorização de Introdução no Mercado.


Exclusivamente para uso veterinário.