Página inicial Página inicial

Kaletra
lopinavir, ritonavir

Folheto informativo: Informação para o utilizador


Kaletra (80 mg + 20 mg) / ml solução oral

(lopinavir + ritonavir)


Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante para si ou para o seu filho.


Leia a lista de medicamentos abaixo na secção “Outros medicamentos e Kaletra” para informação sobre outros medicamentos que requerem cuidados especiais.


Se atualmente estiver a tomar algum destes medicamentos, pergunte ao seu médico sobre alterações necessárias no tratamento para a outra doença(s) ou no seu tratamento antirretroviral.


Advertências e precauções


Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Kaletra.


Informação importante


Os doentes a tomar Kaletra podem ainda desenvolver infeções ou outras doenças associadas à infeção por VIH e SIDA. É pois importante que continue sob vigilância do seu médico enquanto toma Kaletra.


Leia a lista de medicamentos acima na secção “Não tomar Kaletra com nenhum dos seguintes medicamentos” para informação sobre medicamentos que não deve tomar com Kaletra.


Informe o seu médico ou farmacêutico se você ou o seu filho estiverem a tomar, tiver tomado recentemente ou se vier a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.


Medicamentos para a disfunção eréctil (avanafil, vardenafil, sildenafil, tadalafil)


Condução de veículos e utilização de máquinas


Kaletra não foi especificamente testado relativamente aos seus possíveis efeitos na capacidade de condução de veículos ou de utilização de máquinas. Não conduza um carro nem utilize máquinas se tiver alguns efeitos indesejáveis (por ex. náuseas) que possam impedi-lo de o fazer com segurança. Consulte o seu médico.


Kaletra contém 42% v/v de álcool. A quantidade de álcool neste medicamento pode afetar a capacidade de condução ou de utilização de máquinas e pode afetar os tempos de julgamento e de reação.


Informações importantes sobre alguns componentes de Kaletra


Kaletra contém 42% v/v de álcool e 15% de propilenoglicol p/v. Cada 1 ml de Kaletra solução oral contém 356,3 mg de álcool e 152,7 mg de propilenoglicol. O álcool e o propilenoglicol são potencialmente prejudiciais para os que sofrem de doença hepática, doença renal, alcoolismo, epilepsia, lesão ou doença cerebral, assim como nas mulheres grávidas e crianças. Podem modificar ou aumentar o efeito de outros medicamentos.


Na(s) dose(s) recomendada(s) para adulto, a concentração estimada de álcool no sangue no seu corpo é cerca de 0,02 – 0,01 g/dl. Isto é semelhante a um adulto bebendo 4-22 ml de cerveja ou 1-4 ml de vinho.


Outros medicamentos podem também conter álcool e o álcool pode ser consumido através dos alimentos e bebidas. Os efeitos combinados podem levar a um aumento dos níveis de álcool no sangue e aumentar os efeitos indesejáveis do álcool.


Este medicamento contém até 0,8 g de frutose por dose quando tomado de acordo com as doses recomendadas. Inadequado na intolerância hereditária à frutose. Devido à possibilidade de intolerância não detetável à frutose, este medicamento só deve ser administrado em bebés e crianças após consulta médica.


Kaletra contém glicerol, que é prejudicial em doses elevadas. Pode causar dor de cabeça e indisposição gástrica e diarreia.


Kaletra contém óleo de rícino hidrogenado polioxilo 40. Em doses elevadas pode causar náuseas, vómitos, cólicas, purgação grave. Não deve ser administrado em presença de obstrução intestinal.


Kaletra contém potássio sob a forma de acessulfame potássio, que pode ser prejudicial nos doentes com uma dieta pobre em potássio. Níveis elevados de potássio no sangue podem causar indisposição gástrica e diarreia.


Kaletra contém sódio sob a forma de sacarina sódica, cloreto de sódio e citrato de sódio, que pode ser prejudicial para pessoas com uma dieta pobre em sódio.


  1. Como tomar Kaletra


Kaletra é recomendado para uso em adultos e crianças com 14 dias de idade e mais, infetados com o VIH.

Ter atenção à posologia em crianças. A dose deve ser inferior a 5 ml, duas vezes ao dia, para crianças com peso inferior a 40 kg.


Se você ou o seu filho conseguir engolir comprimidos, Kaletra é também fornecido sob a forma de comprimidos revestidos por película contendo 200 mg de lopinavir e 50 mg de ritonavir e comprimidos revestidos por película contendo 100 mg de lopinavir e 25 mg de ritonavir.

Tome este medicamento exatamente como indicado pelo seu médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas sobre a utilização deste medicamento.


Quando e que quantidade de Kaletra devo tomar?


Uso em crianças com idade igual ou superior a 14 dias e com peso até 15 kg



Uso em adultos


- A dose habitual para o adulto é de 5 ml de solução oral, duas vezes ao dia, isto é, de 12 em 12 horas, associado a outros medicamentos anti VIH. O seu médico indicará a quantidade de Kaletra que deve tomar.


Verifique com o seu farmacêutico se a seringa tem o tamanho correto. Fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro se tiver dúvidas em como utilizar a seringa oral doseadora. Eles irão indicar-lhe como utilizar a seringa corretamente.


Antes da primeira utilização da seringa doseadora, lave o êmbolo e a seringa com água morna e detergente líquido. Enxague com água limpa e deixe secar ao ar.


Não agite o frasco - isto é porque podem formar-se bolhas de ar que irão afetar a melhor forma de medir a dose.


Abra a tampa de difícil abertura para crianças carregando para baixo com a palma da sua mão e rodando no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, ou na direção indicada pela seta na parte superior da tampa. Fale com o seu farmacêutico se tiver dificuldade em abrir o frasco.


image

Utilizando a seringa doseadora de 2 ml para doses até 2 ml


A seringa é composta por duas partes principais, um “êmbolo” e um “corpo”. Nesta figura puxámos o êmbolo para que possa observar claramente todas as partes.

image

Colar


Êmbolo


Corpo


Ponta da seringa


image

  1. Empurre o êmbolo todo para dentro do corpo da seringa.

  2. Introduza a ponta da seringa no líquido.

  3. Puxe para trás o êmbolo até que

    a quantidade de dose correta esteja visível no êmbolo. Deve ver a marca dos “ml” alinhada com a parte de cima do colar da seringa.

  4. Vire a seringa de modo a que a ponta fique virada para cima, bata levemente na seringa e empurre o êmbolo para retirar quaisquer bolhas de ar.

  5. Após remover todas a bolhas, observe a marca da dose.

    • Se a marca dos “ml” no colar estiver acima da dose prescrita, empurre o êmbolo até à dose prescrita.


      Marca de ‘ml’

    • Se a marca dos “ml” no colar estiver abaixo da dose prescrita, introduza mais solução até à dose prescrita.

  6. Coloque a seringa doseadora no interior da boca do seu filho, direcionada para o interior da bochecha e empurre o êmbolo lentamente para administrar o medicamento.


Substitua a tampa do frasco após cada dose.


Utilizando a seringa doseadora de 5 ml para doses superiores a 2 ml


A seringa é composta por duas partes principais, um “êmbolo” e um “corpo”. Nesta figura puxámos o êmbolo para que possa observar claramente todas as partes.


image

Apoio dos dedos Êmbolo

Corpo


Ponta da seringa Anel elevado

image

  1. Empurre o êmbolo todo para dentro do corpo da seringa.

  2. Introduza a ponta da seringa no líquido.

  3. Puxe para trás o êmbolo até que o anel elevado esteja na marca de ml no corpo da seringa correspondente à dosagem correta.

  4. Vire a seringa de modo a que a ponta fique virada para cima, bata levemente na seringa e empurre o êmbolo para retirar quaisquer bolhas de ar.

  5. Após remover todas a bolhas, observe a marca da dose.


    Marca de ‘ml’

    • Se a marca dos “ml” no anel elevado estiver acima da dose prescrita, empurre o êmbolo até à dose prescrita.

    • Se a marca dos “ml” no anel elevado estiver abaixo da dose prescrita, introduza mais solução até à dose prescrita.

  6. Coloque a seringa doseadora no interior da boca do seu filho, direcionada para o interior da bochecha e empurre o êmbolo lentamente para administrar o medicamento.


Substitua a tampa do frasco após cada dose.


Após cada dose de Kaletra separar o êmbolo e a seringa. Logo que possível, lavar o êmbolo e a seringa com detergente líquido e água morna; pode por de molho em água saponificada durante 15 minutos.

Enxaguar a seringa e êmbolo com água limpa. Volte a juntar a seringa e faça entrar e sair água algumas vezes para enxaguar. Deixe secar completamente a seringa antes de voltar a usá-la.


Não utilize as seringas doseadoras fornecidas com Kaletra solução oral para administrar quaisquer outros medicamentos que você ou o seu filho estiveram a tomar.


Se você ou o seu filho tomarem mais Kaletra do que deveriam



  1. Efeitos indesejáveis possíveis


    Como todos os medicamentos, Kaletra pode causar efeitos indesejáveis, no entanto, estes não se manifestam em todas as pessoas. Pode ser difícil diferenciar entre os efeitos indesejáveis causados por Kaletra e aqueles que podem surgir devido a outros medicamentos que esteja a tomar ao mesmo tempo ou pelas complicações da infeção pelo VIH.


    Durante a terapêutica para o VIH pode haver um aumento do peso e dos níveis de lípidos e glucose no sangue. Isto está em parte associado a uma recuperação da saúde e do estilo de vida e, no caso dos lípidos no sangue, por vezes aos próprios medicamentos para o VIH. O seu médico irá realizar testes para determinar estas alterações.


    Os efeitos indesejáveis seguintes foram comunicados por doentes a tomar este medicamento. Informe o seu médico imediatamente acerca destes ou quaisquer outros sintomas. Se os sintomas persistirem ou agravarem, consulte o seu médico.


    Muito frequentes: podem afetar mais de 1 em cada 10 pessoas

    • diarreia;

    • náuseas;

    • infeção do trato respiratório superior.


      Frequentes: podem afetar até 1 em cada 10 pessoas

      • inflamação do pâncreas;

      • vómitos, aumento do abdómen, dor na parte superior e inferior do estômago, gases intestinais, indigestão, diminuição do apetite, refluxo do estômago para o esófago que pode causar dor;

        • Informe o seu médico se sentir náuseas, vómitos ou dor abdominal porque estes sintomas podem ser sugestivos de pancreatite (inflamação do pâncreas).

      • inchaço ou inflamação do estômago, intestinos e cólon;

      • aumento nos níveis de colesterol no sangue, aumento nos níveis de triglicéridos (uma forma de gordura) no sangue, tensão arterial elevada;

      • diminuição na capacidade do organismo processar o açúcar incluindo diabetes mellitus, perda de peso;

      • contagem baixa de glóbulos vermelhos, contagem baixa de glóbulos brancos que geralmente combatem a infeção;

      • erupção na pele, eczema, acumulação de crostas de pele gordurosa;

      • tonturas, ansiedade, dificuldade em dormir;

      • cansaço, falta de forças e de energia, dor de cabeça incluindo enxaqueca;

      • hemorroidas;

      • inflamação do fígado incluindo aumento das enzimas hepáticas;

      • reações alérgicas incluindo aftas e inflamação na boca;

      • infeção do trato respiratório inferior;

      • aumento dos nódulos linfáticos;

      • impotência, fluxo menstrual anormalmente abundante ou prolongado ou ausência de menstruação;

      • problemas musculares como por exemplo fraqueza e espasmos, dor nas articulações, músculos e costas;

      • lesão nos nervos do sistema nervoso periférico;

      • suores noturnos, comichão, erupção na pele incluindo inchaço na pele, infeção na pele, inflamação da pele ou folículos pilosos, acumulação de líquido nas células ou tecidos.


        Pouco frequentes: podem afetar até 1 em cada 100 pessoas

    • sonhos anormais;

    • perda ou alteração do sentido do paladar;

    • queda de cabelo;

    • anomalia no ECG (eletrocardiograma) chamada bloqueio auriculoventricular;

    • formação de placas dentro das artérias que podem originar ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral;

    • inflamação dos vasos sanguíneos e capilares;

    • inflamação do canal biliar;

    • agitação descontrolada do corpo;

    • prisão de ventre;

    • inflamação das veias profundas relacionada com um coágulo sanguíneo;

    • boca seca;

    • incapacidade para controlar os intestinos;

    • inflamação da primeira secção do intestino delgado logo a seguir ao estômago, ferida ou úlcera no aparelho digestivo, hemorragia no aparelho intestinal ou reto;

    • sangue na urina;

    • cor amarela da pele ou da parte branca dos olhos (icterícia);

    • depósito de gordura no fígado, aumento do fígado;

    • não funcionamento dos testículos;

    • exacerbação dos sintomas relacionados com uma infeção inativa no corpo (reconstituição imunológica);

    • aumento do apetite;

    • níveis anormalmente elevados de bilirrubina (um pigmento produzido a partir do colapso dos glóbulos vermelhos) no sangue;

    • diminuição do desejo sexual;

    • inflamação dos rins;

    • morte óssea causada por fraco aporte de sangue à zona;

    • feridas na boca ou ulcerações, inflamação do estômago e intestino;

    • falência do rim;

    • colapso das fibras musculares resultando na libertação do conteúdo das fibras musculares (mioglobina) na corrente sanguínea;

    • ruído num ou ambos os ouvidos, como por exemplo zumbido, zunido ou assobio;

    • tremor;

    • encerramento anormal de uma das válvulas (válvula tricúspide no coração);

    • vertigens (sensação de rodar);

    • problemas nos olhos, alteração na visão;

    • aumento de peso.


      Raros: podem afetar até 1 em cada 1.000 pessoas

    • erupção grave ou mesmo letal na pele e bolhas (síndrome de Stevens Johnson e eritema multiforme).


      Desconhecido: a frequência não pode ser calculada a partir dos dados disponíveis

    • pedras nos rins.


      Se algum dos efeitos indesejáveis se agravar ou se detetar quaisquer efeitos indesejáveis não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.


      Comunicação de efeitos indesejáveis


      image

      Se tiver quaisquer efeitos indesejáveis, incluindo possíveis efeitos indesejáveis não indicados neste folheto, fale com o seu médico, ou farmacêutico. Também poderá comunicar efeitos indesejáveis diretamente através do sistema nacional de notificação mencionado no Apêndice V. Ao comunicar efeitos indesejáveis, estará a ajudar a fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.

  2. Como conservar Kaletra


    • Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.

    • Não utilize Kaletra após o prazo de validade impresso no frasco.

    • Não utilize este medicamento se notar que a solução está descolorada ou contém partículas.


      Como devo conservar Kaletra e durante quanto tempo?


    • Conservar no frigorífico (2 ºC – 8 ºC).

    • Conservação em uso: se conservado fora do frigorífico, não deve ser mantido acima dos 25 ºC e qualquer porção não utilizada após 42 dias (6 semanas) deve ser rejeitada. Aconselha-se escrever na embalagem a data em que o medicamento foi retirado do frigorífico.

    • É importante manter Kaletra no frasco de origem e substituir a tampa do frasco após cada dose.

    Não transferir para qualquer outro recipiente.


    Como devo eliminar qualquer quantidade de Kaletra não utilizada?


    Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidas ajudarão a proteger o ambiente.


  3. Conteúdo da embalagem e outras informações Qual a composição de Kaletra

As substâncias ativas são lopinavir e ritonavir.

Cada ml de Kaletra solução oral contém 80 mg de lopinavir e 20 mg de ritonavir. Os outros componentes são:

Álcool, xarope de milho de elevado teor em frutose, propilenoglicol, água purificada, glicerol, povidona, aroma Magnasweet-110 (mistura de glicerrizinato mono-amónio e glicerol), aroma de baunilha (contendo ácido p-hidroxibenzoico, p-hidroxibenzaldeido, ácido vanílico, vanilina, heliotropina, etil vanilina), óleo de rícino hidrogenado polioxilo 40, aroma de algodão doce (contendo etil maltol, etil vanilina, acetoína, di-hidrocumarina, propilenoglicol), acessulfame potássio, sacarina sódica, cloreto de sódio, óleo de hortelã-pimenta, citrato de sódio, ácido cítrico, levomentol.


Qual o aspeto de Kaletra e conteúdo da embalagem


Kaletra solução oral apresenta-se num frasco multidose de cor âmbar de 60 ml. Cada ml de Kaletra contém 80 mg de lopinavir e 20 mg de ritonavir.


Estão disponíveis duas apresentações:

Para volumes superiores a 2 ml. Para volumes menores está disponível uma embalagem alternativa.


Titular da Autorização de Introdução no Mercado:

AbbVie Deutschland GmbH & Co. KG, Knollstrasse, 67061 Ludwigshafen, Alemanha

Fabricante:

AbbVie Deutschland GmbH & Co. KG, Knollstrasse, 67061 Ludwigshafen, Alemanha AbbVie Logistics B.V., Zuiderzeelaan 53, 8017 JV Zwolle, Holanda


Para quaisquer informações sobre este medicamento, queira contactar o representante local do Titular da Autorização de Introdução no Mercado:


België/Belgique/Belgien

AbbVie SA

Tél/Tel: +32 10 477811

Lietuva

AbbVie UAB

Tel: +370 5 205 3023


България

АбВи ЕООД

Тел.: +359 2 90 30 430

Luxembourg/Luxemburg AbbVie SA Belgique/Belgien

Tél/Tel: +32 10 477811


Česká republika

AbbVie s.r.o.

Tel: +420 233 098 111

Magyarország

AbbVie Kft.

Tel.: +36 1 455 8600


Danmark

AbbVie A/S

Tlf: +45 72 30-20-28

Malta

V.J.Salomone Pharma Limited Tel: +356 22983201


Deutschland

AbbVie Deutschland GmbH & Co. KG Tel: 00800 222843 33 (gebührenfrei)

Tel: +49 (0) 611 / 1720-0

Nederland

AbbVie B.V.

Tel: +31 (0)88 322 2843


Eesti

AbbVie OÜ

Tel: +372 623 1011

Norge

AbbVie AS

Tlf: +47 67 81 80 00


Ελλάδα

AbbVie ΦΑΡΜΑΚΕΥΤΙΚΗ Α.Ε. Τηλ: +30 214 4165 555

Österreich AbbVie GmbH Tel: +43 1 20589-0


España

AbbVie Spain, S.L.U. Tel: +34 9 1 384 910

Polska

AbbVie Polska Sp. z o.o. Tel.: +48 22 372 78 00


France

AbbVie

Tél: +33 (0)1 45 60 13 00

Portugal

AbbVie, Lda.

Tel: +351 (0)21 1908400


Hrvatska

AbbVie d.o.o.

Tel: +385 (0)1 5625 501

România

AbbVie S.R.L.

Tel: +40 21 529 30 35


Ireland

AbbVie Limited

Tel: +353 (0)1 4287900

Slovenija

AbbVie Biofarmacevtska družba d.o.o.

Tel: +386 (1)32 08 060


Ísland

Vistor hf.

Tel: +354 535 7000

Slovenská republika

AbbVie s.r.o.

Tel: +421 2 5050 0777

Italia

AbbVie S.r.l.

Tel: +39 06 928921

Suomi/Finland

AbbVie Oy

Puh/Tel: +358 (0)10 2411 200


Κύπρος

Lifepharma (Z.A.M.) Ltd

Τηλ: +357 22 34 74 40

Sverige

AbbVie AB

Tel: +46 (0)8 684 44 600


Latvija

AbbVie SIA

Tel: +371 67605000

United Kingdom (Northern Ireland) AbbVie Deutschland GmbH & Co. KG Tel: +44 (0)1628 561090


Este folheto foi revisto pela última vez em: {MM/AAAA}


.