Página inicial Página inicial

Vibativ
telavancin

Folheto informativo: Informação para o utilizador


VIBATIV 250 mg pó para concentrado para solução para perfusão VIBATIV 750 mg pó para concentrado para solução para perfusão telavancina


imageEste medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação de nova informação de segurança. Poderá ajudar, comunicando quaisquer efeitos secundários que tenha. Para saber como comunicar efeitos secundários, veja o final da secção 4.


Leia atentamente este folheto antes de receber este medicamento, pois contém informações importantes para si.


Comunicação de efeitos secundários

image

Medicamento já não autorizado

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico. Também poderá comunicar efeitos secundários diretamente através do sistema nacional de notificação mencionado no Apêndice V. Ao comunicar efeitos secundários, estará a ajudar a fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.


  1. Como conservar VIBATIV


    Manter fora da vista e do alcance das crianças.


    Não utilize VIBATIV após o prazo de validade impresso no rótulo e embalagem exterior, após VAL:. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.


    Conservar no frigorífico (2ºC – 8ºC).

    Manter o frasco dentro da embalagem exterior para proteger o medicamento da luz.


    Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.


  2. Conteúdo da embalagem e outras informações Qual a composição de VIBATIV

Cada frasco para injetáveis contém 250 mg ou 750 mg de telavancina (como cloridrato). Após reconstituição, cada ml de solução concentrada contém 15 mg de telavancina.

Os outros componentes são hidroxipropilbetadex, manitol (E421), hidróxido de sódio (E524) (para

ajuste do pH) e ácido clorídrico (E507) (para ajuste do pH).


Qual o aspeto de VIBATIV e conteúdo da embalagem


VIBATIV pó para concentrado para solução para infusão é fornecido num frasco para injetáveis de vidro transparente de 30 ml ou 50 ml com uma rolha de borracha e cápsula destacável de alumínio/plástico. O frasco para injetáveis contém um pó branco a rosa pálido.

Tamanho das embalagens:

1 frasco para injetáveis de 30 ml com 250 mg de telavancina 1 frasco para injetáveis de 50 ml com 750 mg de telavancina


Titular da Autorização de Introdução no Mercado


Theravance Biopharma Ireland Limited

Connaught House 1, Burlington Road, Fourth Floor D04 C5Y6

Dublin 4, Irlanda


Fabricante


Biotec Services International Limited Biotec House

Central Park, Western Avenue Bridgend Industrial Estate Bridgend, CF31 3RT

Reino Unido


Este folheto foi aprovado pela última vez em { MM/AAAA }

Medicamento já não autorizado

Informação pormenorizada sobre este medicamento está disponível na Internet no site da Agência Europeia de Medicamentos (EMA)


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


A informação que se segue destina-se apenas aos médicos e aos profissionais de saúde:


Modo de administração

VIBATIV deve ser reconstituído e depois diluído antes da administração por perfusão intravenosa, por uma linha intravenosa exclusiva ou por uma derivação em Y, durante um período de 60 minutos. Não deve ser administrado por injeção em bólus.


Pode ser utilizada a seguinte fórmula para calcular o volume do concentrado de VIBATIV reconstituído necessário para preparar a dose:

Dose de telavancina (mg) = 10 mg/kg (ou 7,5 mg/kg) x peso corporal (em kg) Volume do concentrado reconstituído (ml) = dose de telavancina (mg)/15 (mg/ml) Incompatibilidades

Na ausência de estudos de compatibilidade, este medicamento não deve ser misturado com outros

medicamentos.


Prazo de validade

Prazodevalidadedoconcentradoreconstituído: O concentrado reconstituído deve ser diluído imediatamente após a preparação.


Prazodevalidadedoprodutodiluído: A estabilidade física e química no período de armazenamento em utilização da solução reconstituída e da solução diluída no saco de perfusão, foi demonstrada durante 24 horas sob refrigeração (2ºC - 8ºC). Sob o ponto de vista microbiológico, o produto deve ser utilizado imediatamente. Se não for imediatamente utilizado, os períodos de conservação no período de armazenamento em utilização são da responsabilidade do utilizador e não devem ser superiores a

24 horas entre 2 a 8°C.

Precauções especiais de eliminação e manuseamento

O pó tem de ser reconstituído e o concentrado resultante tem de ser imediatamente diluído antes da utilização.


Preparação do concentrado reconstituído (frasco para injetáveis de VIBATIV 250 mg)

Os conteúdos do frasco contendo 250 mg de telavancina têm de ser reconstituídos com 15 ml de glucose 50 mg/ml (5%) solução para injetáveis ou com água para preparações injetáveis ou cloreto de sódio 9 mg/ml (0,9%) solução para injetáveis, para obter uma concentração de aproximadamente

15 mg/ml (volume total de aproximadamente 17 ml).


Preparação do concentrado reconstituído (frasco para injetáveis de VIBATIV 750 mg)

Os conteúdos do frasco contendo 750 mg de telavancina têm de ser reconstituídos com 45 ml de glucose 50 mg/ml (5%) solução para injetáveis, ou com água para preparações injetáveis ou cloreto de sódio 9 mg/ml (0,9%) solução para injetáveis, para obter uma concentração de aproximadamente

15 mg/ml (volume total de aproximadamente 50 ml).


Rejeite o frasco para injetáveis se o vácuo do frasco não puxar o solvente para dentro do frasco.


Deve utilizar-se uma técnica assética para reconstituir VIBATIV. Após a adição de glucose 50 mg/ml (5%) solução para injetáveis ou com água para preparações injetáveis ou com cloreto de sódio

9 mg/ml (0,9%) solução para injetáveis, os conteúdos do frasco para injetáveis são misturados através

de agitação suave para facilitar a reconstituição.


O tempo de reconstituição é inferior a 5 minutos para o frasco para injetáveis contendo 250 mg. O tempo de reconstituição é inferior a 10 minutos para o frasco para injetáveis contendo 750 mg.

Medicamento já não autorizado

A agitação deve continuar até que o conteúdo do frasco para injetáveis se encontre completamente

dissolvido e livre de partículas detetáveis por inspeção visual.


Aparência do concentrado reconstituído

O concentrado reconstituído de VIBATIV é transparente, incolor a rosa pálido. Pode ocorrer formação de espuma durante a reconstituição que irá dissipar-se após repouso.


Preparação da solução final diluída para perfusão

O concentrado reconstituído tem de ser diluído antes da administração.

Para doses de 150 até 800 mg, o volume de reconstituição apropriado tem de ser diluído em 100 a

250 ml antes da perfusão. Para doses inferiores a 150 mg ou superiores a 800 mg deve ser diluído num volume que resulte numa solução final entre 0,6 a 8 mg/ml. As soluções apropriadas para injetáveis incluem: glucose 50 mg/ml (5%) solução para injetáveis, cloreto de sódio 9 mg/ml (0,9%) solução para injetáveis ou solução de Lactado de Ringer para injetáveis. A diluição deve ser efetuada em condições asséticas.


Antes de ser administrada, a solução deve ser inspecionada visualmente quanto à presença de partículas e descoloração. A solução apenas deve ser utilizada se estiver transparente e livre de partículas detetáveis.


Eliminação

Para utilização única. A solução não utilizada deve ser rejeitada.


Os produtos não utilizados ou os resíduos devem ser eliminados de acordo com as exigências locais.