Página inicial Página inicial

Kexxtone
monensin


FOLHETO INFORMATIVO:

Kexxtone 32,4 g Dispositivo intrarruminal de libertação contínua para Bovinos


  1. NOME E ENDEREÇO DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO E DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE FABRICO RESPONSÁVEL PELA LIBERTAÇÃO DO LOTE, SE FOREM DIFERENTES


    Titular da autorização de introdução no mercado: Elanco GmbH

    Heinz-Lohmann-Str. 4

    27472 Cuxhaven Alemanha


    Fabricante responsável pela libertação do lote: Elanco France S.A.S

    26 Rue de la Chapelle 68330 Huningue França


  2. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO


    Kexxtone 32,4 g Dispositivo intrarruminal de libertação contínua para Bovinos monensina.


  3. DESCRIÇÃO DA(S) SUBSTÂNCIA(S) ACTIVA(S) E OUTRA(S) SUBSTÂNCIA(S)


    Monensina 32,4 g (equivalente a 35,2 g de monensina de sódio).


    Um dispositivo intrarruminal cilíndrico em polipropileno de cor laranja, identificado com um número exclusivo, com abas, consistindo num núcleo que se apresenta como uma pilha de 12 subunidades.


  4. INDICAÇÃO


    Para a redução da incidência da cetose na vaca leiteira periparturiente/novilha em que se espera desenvolver cetose.


  5. CONTRA-INDICAÇÕES


    Não administrar a animais com peso corporal inferior a 300 kg.

    Não administrar em caso de hipersensibilidade à substância ativa ou a algum dos excipientes


  6. REAÇÕES ADVERSAS


    Em raras ocasiões foram observados sinais digestivos (diarreia, disfunção ruminal). Em muito raras ocasiões observou-se obstrução do esófago.


    A frequência dos eventos adversos é definida utilizando a seguinte convenção:

    • Muito frequente (mais de 1 animal apresentando evento(s) adverso(s) em 10 animais tratados )

    • Frequente (mais de 1 mas menos de 10 animais em 100 animais tratados)

    • Pouco frequentes (mais de 1 mas menos de 10 animais em 1 000 animais tratados)

    • Rara (mais de 1 mas menos de 10 animais em 10 000 animais tratados)

    • Muito rara (menos de 1 animal em 10 000 animais tratados, incluindo notificações isoladas )

    Se notar algum evento adverso, mesmo que não esteja mencionado neste folheto informativo ou se considerar que este medicamento veterinário não funcionou, por favor informe o seu médico veterinário.


  7. ESPÉCIES-ALVO


    Bovinos (vacas leiteiras e novilhas).


  8. DOSAGEM EM FUNÇÃO DA ESPÉCIE, VIA(S) E MODO DE ADMINISTRAÇÃO


    Via intrarruminal.


    Um único dispositivo intrarruminal deverá ser administrado a uma vaca leiteira/novilha 3 a 4 semanas antes do parto esperado, utilizando uma ferramenta de administração adequada.

    O medicamento veterinário fornece uma dose média aproximada de 335 mg de monensina por dia durante aproximadamente 95 dias.


  9. INSTRUÇÕES COM VISTA A UMA UTILIZAÇÃO CORRECTA


    Siga cuidadosamente as instruções.


    É necessária uma contenção adequada do animal para administrar apropriadamente este dispositivo intrarruminal. Essa contenção deverá limitar o movimento para a frente e para trás e permitir que a cabeça do animal seja mantida na posição estendida para a frente sem pressão sobre o pescoço para evitar a asfixia.

    Cada dispositivo intrarruminal possui um número individual ao longo do corpo do dispositivo intrarruminal. Este número deve ser gravado com o número de identificação correspondente do animal para que, no caso de um dispositivo intrarruminal ser regurgitada, o animal possa ser identificado.

    Dobre as abas para baixo ao longo do corpo do dispositivo intrarruminal e insira o dispositivo numa ferramenta de administração adequada, a extremidade do orifício primeiro.

    Colocando-se ao lado do animal, contenha-o com a cabeça e o pescoço esticados para a frente e segure-o firmemente contra si. Agarre no animal com uma mão pelo canto da boca. Introduza a ferramenta de administração na boca evitando os dentes frontais. Para evitar traumatismos e danos na faringe e no esófago, não utilize força excessiva.

    Insira a ferramenta de administração para além da base da língua certificando-se de que evita os dentes molares. À medida que o animal engole, a ferramenta de administração irá mover-se facilmente sobre a base da língua. NÃO UTILIZAR FORÇA EXCESSIVA. Se encontrar resistência, retire ligeiramente a ferramenta e repita o procedimento.

    Certifique-se de que a cabeça da ferramenta de administração está para além da base da língua. Quando o animal engolir, ejete o dispositivo intrarruminal da ferramenta de administração.


    Mantenha os animais tratados num espaço fechado durante 1 hora após a administração da dose para verificar se têm dificuldade em engolir ou se ocorre regurgitação. Se isto ocorrer, administre novamente o dispositivo intrarruminal, se não estiver danificado. Se estiver danificado, administre novamente a dose utilizando um novo dispositivo intrarruminal. Verifique continuamente os animais até 4 dias após a administração da dose para verificar se há sinais de alojamento do dispositivo intrarruminal no esófago. Se houver regurgitação prematura, identifique o animal comparando o número de identificação do animal com o número do dispositivo intrarruminal.


    Os sinais de alojamento podem incluir inchaço que pode ser seguido de tosse, salivação, inapetência e mau estado geral.

  10. INTERVALO(S) DE SEGURANÇA


    Carnes e vísceras: zero dias Leite: zero dias


  11. PRECAUÇÕES ESPECIAIS DE CONSERVAÇÃO

    Manter fora da vista e do alcance das crianças Manter a película bem fechada.

    Prazo de validade após a primeira abertura do acondicionamento primário: 6 meses


    Não administrar este medicamento veterinário após a data de validade identificada na embalagem após “VALID”. O prazo de validade refere-se ao último dia do mês.


  12. ADVERTÊNCIA(S) ESPECIAL(AIS)


    Precauções especiais para uso em animais:

    A identificação de animais para tratamento deve ser feita por um médico veterinário. Os fatores de risco podem incluir histórico de doenças relacionadas à deficiência de energia, classificação de condição corporal alta e paridade.


    Precauções especiais a adotar pela pessoa que administra o medicamento aos animais:

    A exposição à substância ativa pode causar uma reação alérgica em indivíduos suscetíveis. Pessoas com hipersensibilidade conhecida à monensina ou a qualquer um dos excipientes devem evitar o contacto com o medicamento veterinário.

    Não comer, beber ou fumar durante o manuseamento do medicamento veterinário.

    Utilizar luvas durante o manuseamento do dispositivo intrarruminal, incluindo durante a recuperação de um dispositivo intrarruminal regurgitado.

    Remover as luvas e lavar as mãos e a pele exposta após o manuseamento dos dispositivos intrarruminais.


    Outras precauções:

    A ingestão ou exposição oral à monensina pode provocar a morte em cães, cavalos ou outros equideos ou pintadas.

    Não permitir que cães, cavalos, outros equídeos ou pintadas tenham acesso a medicamentos veterinários que contenham monensina.

    Devido ao risco de regurgitação do bolo, não permitir a estas espécies o acesso a áreas onde tenham estado vacas tratadas.

    Manter os cães afastados dos animais tratados. A ingestão acidental da substância ativa por cães pode ter consequências fatais. Em caso de suspeita de ingestão por cães, dirija-se imediatamente a um médico veterinário.


    Gestação e lactação:

    Pode ser utilizado durante a gestação e lactação.


    Sobredosagem (sintomas, procedimentos de emergência, antídotos):

    A administração acidental de mais de um dispositivo intrarruminal pode resultar em algumas reações adversas, que são típicas da sobredosagem de monesina, incluindo redução de apetite, diarreia e letargia. Tais efeitos são, no geral, temporários. A dose é máxima tolerada geralmente varia entre 1 mg e 2 mg de monensina/kg de peso corporal/dia.


    Incompatibilidades: Não aplicável

  13. PRECAUÇÕES ESPECIAIS DE ELIMINAÇÃO DO MEDICAMENTO NÃO UTILIZADO OU DOS SEUS DESPERDÍCIOS, SE FOR CASO DISSO


    O medicamento veterinário não utilizado, os seus desperdícios ou dispositivos intrarruminais regurgitados descobertos após a administração da dose devem ser eliminados de acordo com os requisitos locais.


  14. DATA DA ÚLTIMA APROVAÇÃO DO FOLHETO INFORMATIVO


    <DD/MM/AA>


    website da Agência Europeia de Medicamentos https://ema.europa.eu.


  15. OUTRAS INFORMAÇÕES


Bolsa de película de alumínio que contém 1, 3 ou 5 dispositivos intrarruminais. É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

Para quaisquer informações sobre este medicamento veterinário, queira contactar o titular da Autorização de Introdução no Mercado.