Página inicial Página inicial

Suboxone
buprenorphine, naloxone

Folheto informativo: Informação para o utilizador


Suboxone 2 mg/0,5 mg comprimidos sublinguais Suboxone 8 mg/2 mg comprimidos sublinguais Suboxone 16 mg/4 mg comprimidos sublinguais


buprenorfina / naloxona


Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante para si.


Não consuma alimentos ou bebidas enquanto os comprimidos não se tiverem dissolvido completamente.

Como retirar o comprimido do blister


image

1 – Não prima o comprimido através da folha de alumínio. 1


image

    1. 2 – Retire apenas uma secção da embalagem blister, rasgando ao longo da linha perfurada.


      image

    2. 3 – Começando pelo bordo onde o selo está levantado, puxe a folha de alumínio na face posterior para remover o comprimido.


      Se o blister estiver danificado, elimine o comprimido.


      Ajuste da dose e terapêutica de manutenção:


      Nos dias que se seguem ao início do tratamento, o seu médico poderá aumentar a dose de Suboxone que toma de acordo com as suas necessidades. Se pensa que o efeito de Suboxone é demasiado forte ou demasiado fraco, consulte o seu médico ou farmacêutico. A dose diária máxima é de 24 mg de buprenorfina.


      Após um período de tratamento eficaz, poderá concordar com o seu médico em reduzir gradualmente a dose até uma dose de manutenção mais baixa.


      Interrupção do tratamento


      Dependendo do seu estado, a dose de Suboxone pode continuar a ser reduzida, sob cuidadosa vigilância médica, até eventualmente se poder interromper o tratamento.


      Não altere de forma alguma nem pare o tratamento sem o acordo do médico que o está a tratar.


      Se tomar mais Suboxone do que deveria


      Se tomar, ou outra pessoa tomar, uma dose demasiado elevada deste medicamento, tem de se dirigir ou ser levado imediatamente para um serviço de urgências ou hospital para tratamento, porque uma sobredosagem com Suboxone pode causar problemas respiratórios graves e fatais.


      Os sintomas de sobredosagem podem incluir sonolência e falta de coordenação com reflexos mais lentos, visão turva e/ou fala arrastada. Poderá não ser capaz de pensar claramente e poderá respirar muito mais lentamente do que é normal para si.

      Caso se tenha esquecido de tomar Suboxone

      Informe imediatamente o seu médico caso se esqueça de tomar uma dose.


      Se parar de tomar Suboxone

      Não altere de forma alguma nem interrompa o tratamento sem o acordo do médico responsável pelo seu tratamento. A interrupção súbita do tratamento pode causar sintomas de privação.


      Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.


  1. Efeitos indesejáveis possíveis


    Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos indesejáveis, embora estes não se manifestem em todas as pessoas.


    Informe imediatamente o seu médico ou consulte um médico com urgência se tiver efeitos indesejáveis como:


    • inchaço da face, lábios, língua ou garganta que possa causar dificuldade em engolir ou em respirar, urticária ou erupção na pele grave. Estes podem ser sinais de uma reação alérgica potencialmente fatal.

    • sentir-se sonolento e com falta de coordenação de movimentos, ter visão turva, ter a fala arrastada, não conseguir pensar bem ou claramente, ou se a sua respiração se tornar muito mais lenta do que é normal para si.


      Informe também imediatamente o seu médico se tiver os seguintes efeitos indesejáveis:

    • cansaço intenso, comichão com amarelecimento da pele ou dos olhos. Estes podem ser sintomas de lesões do fígado.

    • ver ou ouvir coisas que não existem (alucinações).


    Efeitos indesejáveis comunicados com Suboxone


    Efeitos indesejáveis muito frequentes (podem afetar mais do que 1 em cada 10 pessoas):


    Insónia (incapacidade de dormir), prisão de ventre, náuseas, transpiração excessiva, dores de cabeça, síndrome de privação medicamentosa


    Efeitos indesejáveis frequentes (podem afetar até 1 em cada 10 pessoas):


    Perda de peso, inchaço (das mãos e dos pés), sonolência, ansiedade, nervosismo, formigueiro, depressão, diminuição do desejo sexual, aumento da tensão muscular, pensamentos anormais, aumento de lacrimação ou outras perturbações relacionadas com as lágrimas, visão turva, rubor, aumento da tensão arterial, enxaqueca, corrimento nasal, dores de garganta e dor ao engolir, aumento da tosse, indisposição do estômago ou outro tipo de desconforto do estômago, diarreia, função hepática anormal, flatulência, vómitos, erupção na pele, comichão, urticária, dor, dor nas articulações, dor nos músculos, cãibras na perna (espasmos musculares), dificuldade em ter ou manter uma ereção, anomalias na urina, dor abdominal, dor nas costas, fraqueza, infeção, arrepios, dor no peito, febre, sintomas tipo gripe, sensação de desconforto geral, lesão acidental causada por falta de atenção ou de coordenação, desmaio e tonturas.



    Efeitos indesejáveis pouco frequentes (podem afetar até 1 em cada 100 pessoas):


    Aumento do volume dos gânglios (gânglios linfáticos), agitação, tremores, sonhos anormais, atividade muscular excessiva, despersonalização (sentir-se diferente de si próprio), dependência do medicamento, amnésia (perturbação da memória), perda de interesse, sensação exagerada de bem-estar, convulsões (crises epiléticas), perturbação da fala, menor tamanho das pupilas, dificuldade em urinar, inflamação ou infeção dos olhos, batimento lento ou rápido do coração, tensão arterial baixa, palpitações, ataque de coração, opressão no peito, falta de ar, asma, bocejo, dor e feridas na boca, alteração da cor da língua, acne, nódulo na pele, perda de cabelo e pelos, secura ou descamação da pele, inflamação das articulações, infeção das vias urinárias, análises ao sangue anormais, sangue na urina, ejaculação anormal, problemas menstruais ou vaginais, pedras no rim, proteína na urina, dor ou dificuldade em urinar, sensibilidade ao calor ou ao frio, golpe de calor, perda de apetite e sensação de hostilidade.


    Desconhecido (a frequência não pode ser calculada a partir dos dados disponíveis):


    Manifestação súbita de síndrome de privação causada pela toma de Suboxone pouco tempo depois de utilizar opioides ilícitos, síndrome de privação medicamentosa em recém- nascidos, respiração lenta ou difícil, lesão no fígado com ou sem icterícia, alucinações, inchaço da face e garganta ou reações alérgicas com risco de vida, diminuição da tensão arterial ao mudar da posição sentada ou deitada para de pé.


    O uso indevido deste medicamento por injeção pode causar sintomas de privação, infeções, outras reações da pele e problemas de fígado potencialmente graves (ver "Advertências e precauções").


    Comunicação de efeitos indesejáveis

    image

    Se tiver quaisquer efeitos indesejáveis, incluindo possíveis efeitos indesejáveis não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico. Também poderá comunicar efeitos indesejáveis diretamente através do sistema nacional de notificação mencionado no Apêndice V. Ao comunicar efeitos indesejáveis, estará a ajudar a fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.


  2. Como conservar Suboxone


    Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças e de outros membros do agregado familiar.


    Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso na embalagem exterior, após EXP. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.


    O medicamento não necessita de quaisquer precauções especiais de conservação. Contudo, Suboxone pode ser um alvo para pessoas que abusam de medicamentos sujeitos a receita médica. Mantenha este medicamento num local seguro para o proteger contra roubo.


    Conserve o blister em segurança. Nunca abra o blister antecipadamente.

    Não tome este medicamento à frente de crianças.

    Deve contactar-se imediatamente um serviço de urgências em caso de ingestão acidental ou de suspeita de ingestão.


    Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidas ajudarão a proteger o ambiente.

  3. Conteúdo da embalagem e outras informações Qual a composição de Suboxone


Qual o aspeto de Suboxone e conteúdo da embalagem


Suboxone 2 mg/0,5 mg comprimidos sublinguais são comprimidos biconvexos, hexagonais, de cor branca, com 6,5 mm, com a impressão "N2" num dos lados.

Suboxone 8 mg/2 mg comprimidos sublinguais são comprimidos biconvexos, hexagonais, de cor branca, com 11 mm, com a impressão "N8" num dos lados.

Suboxone 16 mg/4 mg comprimidos sublinguais são comprimidos biconvexos, redondos, de cor branca, com 10,5 mm, com a impressão "N16" num dos lados.


Acondicionados em apresentações de 7 e 28 comprimidos.

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.


Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante

Indivior Europe Limited 27 Windsor Place

Dublin 2 D02 DK44

Irlanda


Para quaisquer informações sobre este medicamento, queira contactar o representante local do Titular da Autorização de Introdução no Mercado:


België/Belgique/Belgien Indivior Europe Limited Tél/Tel: 0800 780 41

e-mail: PatientSafetyRow@indivior.com

Lietuva

Indivior Europe Limited Tel: 88003079

e-mail: PatientSafetyRoW@indivior.com


България

Indivior Europe Limited Teл.: 00800 110 4104

e-mail: PatientSafetyRoW@indivior.com

Luxembourg/Luxemburg Indivior Europe Limited Tél/Tel: 800 245 43

e-mail: PatientSafetyRow@indivior.com


Česká republika Indivior Europe Limited Tel: 800 143 737

e-mail: PatientSafetyRoW@indivior.com

Magyarország

Indivior Europe Limited Tel.: 6800 19301

e-mail: PatientSafetyRoW@indivior.com

Danmark

Indivior Europe Limited Tlf: 80826653

e-mail: PatientSafetyRoW@indivior.com

Malta

Indivior Europe Limited Tel: 80062185

e-mail: PatientSafetyRoW@indivior.com


Deutschland

Indivior Europe Limited Tel: 0 800 181 3799

e-mail: PatientSafetyRoW@indivior.com

Nederland

Indivior Europe Limited Tel: 0800 022 87 83

e-mail: PatientSafetyRow@indivior.com


Eesti

Indivior Europe Limited Tel: 8000041004

e-mail: PatientSafetyRoW@indivior.com

Norge

Indivior Europe Limited Tlf: 80016773

e-mail: PatientSafetyRoW@indivior.com


Ελλάδα

Indivior Europe Limited Τηλ: 800 206 281 901

e-mail: PatientSafetyRoW@indivior.com

Österreich

Indivior Europe Limited Tel: 800 296551

e-mail: PatientSafetyRoW@indivior.com


España

Indivior Europe Limited Tel: 900 994 121

e-mail: PatientSafetyRoW@indivior.com

Polska

Indivior Europe Limited Tel.: 0800 4111237

e-mail: PatientSafetyRoW@indivior.com


France

Indivior Europe Limited

Tél: 0800 909 972

e-mail: PatientSafetyFrance@indivior.com

Portugal

Indivior Europe Limited Tel: 800 841 042

e-mail: PatientSafetyRoW@indivior.com


Hrvatska

Indivior Europe Limited Tel: 0800 222 899

e-mail: PatientSafetyRoW@indivior.com

România

Indivior Europe Limited Tel: 800 477 029

e-mail: PatientSafetyRoW@indivior.com


Ireland

Indivior Europe Limited Tel: 1800554156

e-mail: PatientSafetyRoW@indivior.com

Slovenija

Indivior Europe Limited Tel: 080080715

e-mail: PatientSafetyRoW@indivior.com


Ísland

Indivior Europe Limited Sími: 8009875

Netfang: PatientSafetyRoW@indivior.com

Slovenská republika Indivior Europe Limited Tel: 800110286

e-mail: PatientSafetyRoW@indivior.com


Italia

Indivior Europe Limited Tel: 800 789 822

e-mail: PatientSafetyRoW@indivior.com

Suomi/Finland

Indivior Europe Limited Puh/Tel: 0800417489

e-mail: PatientSafetyRoW@indivior.com


Κύπρος

Indivior Europe Limited Τηλ: 80091515

e-mail: PatientSafetyRoW@indivior.com

Sverige

Indivior Europe Limited Tel: 020791680

e-mail: PatientSafetyRoW@indivior.com

Latvija

Indivior Europe Limited Tel: 800 05612

e-mail: PatientSafetyRoW@indivior.com

United Kingdom (Northern Ireland)

Indivior Europe Limited Tel: 0808 234 9243

e-mail: PatientSafetyRoW@indivior.com


Este folheto foi revisto pela última vez em