Página inicial Página inicial

Nobivac Bb
live vaccine against Bordetella bronchiseptica in cats


FOLHETO INFORMATIVO PARA

Nobivac Bb liofilizado e solvente para suspensão para gatos


  1. NOME E ENDEREÇO DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO E DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE FABRICO RESPONSÁVEL PELA LIBERTAÇÃO DO LOTE, SE FOREM DIFERENTES


    Titular da autorização de introdução no mercado e fabricante: Intervet International B.V.

    Wim de Körverstraat 35 NL - 5831 AN Boxmeer Holanda


  2. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO


    Nobivac Bb liofilizado e solvente para suspensão para gatos


  3. DESCRIÇÃO DA(S) SUBSTÂNCIA(S) ATIVA(S) E OUTRA(S) SUSTÂNCIA(S)


    Cada dose (0,2 ml) da suspensão reconstituída contém: Liofilizado:

    106,3 -108,3 unidades formadoras colónias (UFC) da bactéria Bordetella bronchiseptica estirpe B-C2 viva


    Solvente:

    Água para injetáveis


    Liofilizado: pastilha de cor esbranquiçada ou creme Solvente: solução clara incolor


  4. INDICAÇÃO (INDICAÇÕES)


    Para imunização ativa de gatos a partir de 1 mês de idade, para redução dos sinais clínicos das doenças das vias respiratórias superiores associadas à Bordetella bronchiseptica.


    O início da imunidade foi estabelecido em gatos com 8 semanas de idade, às 72 horas após a vacinação.


    A duração da imunidade é de um ano.


  5. CONTRAINDICAÇÕES


    Não administrar a gatas gestantes ou em lactação.


  6. REAÇÕES ADVERSAS


    Após administração, podem ocorrer, ocasionalmente, espirros, tosse, uma ligeira e transitória descarga ocular ou nasal. Após uma sobredosagem podem surgir sinais idênticos particularmente em gatos

    jovens sensíveis. Nos gatos que demonstram sinais mais graves, poderá ser indicado um tratamento antibiótico apropriado.


    Caso detete efeitos graves ou outros efeitos não mencionados neste folheto, informe o médico veterinário.


  7. ESPÉCIES ALVO


    Gatos.


  8. DOSAGEM EM FUNÇÃO DA ESPÉCIE VIA(S) E MODO DE ADMINISTRAÇÃO


    Uma dose de 0,2 ml de vacina reconstituída, pelo menos 72 horas antes do período de risco previsto. Para administração nasal.


  9. INSTRUÇÕES COM VISTA A UMA UTILIZAÇÃO CORRETA


    Deixar que o solvente atinja a temperatura ambiente. Reconstituir assepticamente a vacina liofilizada com 0,3 ml do solvente estéril fornecido. Agitar bem após a adição do solvente. Remover 0,2 ml de vacina reconstituída para uma seringa de 1 ml ou 2 ml, remover a agulha da seringa e administrar o seu conteúdo numa das narinas do gato.


    A cabeça do gato deve ser mantida com o nariz para cima e com a boca fechada, de modo a que ele seja forçado a respirar pelas narinas. Colocar a seringa à frente de uma das narinas e administrar o conteúdo da seringa na cavidade nasal. A vacina é administrada diretamente da extremidade da seringa para a narina aberta e penetra na cavidade nasal durante a inalação.


  10. INTERVALO DE SEGURANÇA


    Não aplicável


  11. PRECAUÇÕES ESPECIAIS DE CONSERVAÇÃO


    Manter fora do alcance e da vista das crianças. Conservar a 2-8ºC. Proteger da luz.

    Não utilizar depois de expirado o prazo de validade indicado no rótulo. Prazo de validade após reconstituição de acordo com as instruções: 4 horas


  12. ADVERTÊNCIA(S) ESPECIAL(AIS´)


    Vacinar apenas gatos saudáveis.


    A eficácia do medicamento veterinário não fica comprometida caso os gatos espirrem após a administração.


    Não misturar com outros medicamentos veterinários, exceto com o solvente fornecido para utilização com este medicamento.


    Não há informação disponível sobre a segurança e eficácia desta vacina quando utilizada com qualquer outro medicamento veterinário. A decisão da administração desta vacina antes ou após a

    administração de outro medicamento veterinário, deve ser tomada caso-a caso e tendo em consideração a especificidade da situação.


    Não administrar durante o tratamento com antibióticos ou concomitantemente com outros medicamentos veterinários intranasais.


    Se forem administrados antibióticos durante a semana seguinte à vacinação, esta deve ser repetida após ter sido completado o tratamento com o antibiótico


    Os animais vacinados podem excretar a estirpe vacinal de Bordetella bronchiseptica durante seis semanas e em alguns casos, durante pelo menos um ano, existindo ainda a possibilidade de uma excreção intermitente.


    Apesar do risco de pessoas imunodeprimidas virem a ser infetadas com Bordetella bronchiseptica ser extremamente baixo, aconselha-se não vacinar com esta vacina os gatos que se encontram em contato direto com estas pessoas. Estas pessoas devem ter conhecimento de que os gatos podem excretar a estirpe vacinal durante, pelo menos, um ano.


    Cães, porcos e gatos não vacinados podem reagir à estirpe vacinal com sinais respiratórios ligeiros e transitórios. Não existem estudos disponíveis com outros animais, tais como coelhos e pequenos roedores.

    Após a vacinação com esta vacina bacteriana viva devem ser tomadas medidas apropriadas de desinfeção.


    Em caso de autoinjeção acidental, dirija-se imediatamente a um médico e mostre o folheto informativo ou o rótulo.


    A importação, a venda, o fornecimento e/ou a utilização de Nobivac Bb para felinos é ou pode ser proibida em determinados estados-membros, na totalidade ou em parte do seu território, em conformidade com a política nacional de saúde animal. Qualquer pessoa que pretenda importar, vender, fornecer e/ou utilizar Nobivac Bb para felinos deverá consultar previamente a respetiva autoridade competente do estado-membro no que se refere às atuais políticas de vacinação.


  13. PRECAUÇÕES ESPECIAIS DE A ELIMINAÇÃO DO MEDICAMENTO NÃO UTILIZADO OU DOS SEUS DESPERDÍCIOS, SE FOR CASO DISSO


    Elimine os desperdícios por ebulição, incineração ou imersão num desinfetante adequado, autorizado pelas autoridades competentes.


  14. DATA DA ULTIMA APROVAÇÃO DO FOLHETO INFORMATIVO


    website da Agência Europeia de Medicamentos, .


  15. OUTRAS INFORMAÇÕES


USO VETERINÁRIO


Apresentações:

Caixa de cartão com 5 frascos de 1 dose de liofilizado e 5 frascos de solvente. Caixa de plástico com 5 frascos de 1 dose de liofilizado e 5 frascos de solvente. É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.