novo

Semintra

telmisartan

O que é o Semintra?


O Semintra é um medicamento veterinário que contém a substância ativa telmisartan. Encontra-se disponível sob a forma de solução oral de 4 mg/ml.


Para que é utilizado o Semintra?


O Semintra é utilizado na redução da proteinúria (proteína na urina). A proteinúria poderá ocorrer na doença renal crónica (de longa duração) em gatos, uma doença comum nos gatos mais velhos caracterizada por uma deterioração progressiva da função renal ao longo do tempo.


A dose recomendada é de 1 mg de telmisartan por kg de peso corporal, uma vez por dia, administrada por via oral utilizando a seringa doseadora incluída na embalagem.


Como funciona o Semintra?


A substância ativa do Semintra, o telmisartan, é um antagonista dos recetores da angiotensina II, o que significa que bloqueia a ação de uma hormona no organismo denominada angiotensina II. A angiotensina II é um vasoconstritor potente (uma substância que estreita os vasos sanguíneos). Ao bloquear os recetores a que a angiotensina II se liga normalmente, o telmisartan impede que a hormona exerça o seu efeito, permitindo que os vasos sanguíneos se dilatem. Isto permite reduzir a tensão arterial, resultando em níveis mais baixos da proteína na urina, o que pode abrandar a progressão da doença renal.

Como foi estudado o Semintra?


O Semintra foi comparado com o benazepril (outro medicamento utilizado em medicina veterinária para a redução da proteinúria) num estudo de campo que incluiu 224 gatos, principalmente com idades superiores a 11 anos, com doença renal crónica. O principal parâmetro de eficácia foi a capacidade de redução da proteinúria.


Qual o benefício demonstrado pelo Semintra durante os estudos?


O Semintra foi tão eficaz como o benazepril na redução da proteinúria em gatos com doença renal crónica. O Semintra reduziu os níveis de proteína na urina nos primeiros sete dias após o início do tratamento.


Qual é o risco associado ao Semintra?


Foram observados, em casos raros, os seguintes sintomas gastrointestinais ligeiros e transitórios (afetando mais de 1 mas menos de 10 animais em cada 10 000), por ordem decrescente de frequência: regurgitação ligeira e intermitente, vómitos, diarreia ou fezes moles. Também foram observadas reduções na tensão arterial e nas contagens de glóbulos vermelhos.


Para a lista completa dos efeitos secundários comunicados relativamente ao Semintra, consulte o Folheto Informativo.


A utilização do Semintra está contraindicada em gatas gestantes ou em lactação. Também está contraindicada em animais hipersensíveis (alérgicos) ao telmisartan ou a qualquer outro componente do medicamento.


Quais as precauções a tomar pela pessoa que administra o medicamento ou entra em contacto com o animal?


Em caso de ingestão acidental do Semintra, deve procurar imediatamente aconselhamento médico e mostrar o folheto informativo ou o rótulo do medicamento ao médico. As pessoas devem evitar que o Semintra entre em contacto com os olhos. Se o medicamento entrar em contacto com os olhos, estes devem ser lavados com água abundante. As mãos devem ser sempre lavadas após a administração do medicamento. As mulheres grávidas devem tomar precauções especiais para evitar o contacto com o medicamento. As pessoas hipersensíveis ao telmisartan ou a outros antagonistas dos recetores da angiotensina II devem evitar o contacto com o Semintra.


Por que foi aprovado o Semintra?


O Comité dos Medicamentos para Uso Veterinário (CVMP) concluiu que os benefícios do Semintra são superiores aos seus riscos quando utilizado nas «indicações» aprovadas e recomendou a concessão de uma autorização de introdução no mercado para o medicamento. O perfil benefício-risco encontra-se no módulo da discussão científica do presente EPAR.


Outras informações sobre o Semintra


Em 13.02.2013, a Comissão Europeia concedeu uma Autorização de Introdução no Mercado, válida para toda a União Europeia, para o Semintra. A informação sobre a classificação do medicamento quanto à dispensa ao público encontra-se no rótulo/embalagem exterior.


Este resumo foi atualizado pela última vez em 13.02.2013.


EMA/807628/2012 EMEA/V/C/002436


Resumo do EPAR destinado ao público


Semintra

telmisartan


Este é um resumo do Relatório Público Europeu de Avaliação (EPAR). O seu objetivo é explicar o modo como a avaliação do Comité dos Medicamentos para Uso Veterinário (CVMP), com base na documentação fornecida, conduziu às recomendações sobre as condições de utilização do medicamento.


Este documento não substitui a consulta do veterinário. Se necessitar de informação adicional sobre a doença ou o tratamento do animal, contacte o seu veterinário. Se quiser obter mais informação sobre os fundamentos das recomendações do CVMP, leia a Discussão Científica (também parte do EPAR).


Página inicial
A B C D E F G H I K L M N O P Q R S T U V Y Z
BalgarskiCestinaDanskDeutschEesti-keelEllinikaEnglishEspanolFrancaisItalianoLatviesu-valodaLietuviu-kalbaMagyarMaltiNederlandsRomanaSlovencinaSlovenscinaSuomiSvenska

© 2015.